10 Alimentos para uma Pele Radiante e Luminosa

Por que não se alimentar ao mesmo tempo que se cuida da pele? Conheça 10 alimentos que além de deliciosos possuem propriedades cosméticas fantásticas para a pele.

1. Amêndoas

amendoas-abertas
A amêndoa contém vitamina E, que ajuda a combater aquela pele de “ressaca” (com pouco brilho e sem graça), combatendo radicais livres. Além disso, as gorduras saudáveis presentes na amêndoa fazem a sua pele ficar mais luminosa.

 

 

2. Damasco

damasco_seco
Nosso organismo converte avitamina A do damasco em retinol, um composto que ajuda a produzir novas células. O retinol é a base de muitos cosméticos para a pele. Segundo alguns dermatologistas, essas células têm membranas mais suaves, como se fossem 20 anos mais jovens.

 

 

3. Castanha do Pará

castanha-do-para
A castanha do pará é um grande protetor solar natural. Ele contém selênio, um mineral que torna as células da pele mais resistentes à mutações causadas pelo sol, mutações essas que levam eventualmente ao câncer de pele. Saiba mas sobre castanhas, nozes e amêndoas.

 

 

4. Grão de Bico

grão-de-bico
Em geral, grãos são ótimos para a saúde. Quando o assunto é pele, o grão de bico, em especial, é conhecido por ajudar a diminuir linhas e marcas escuras. Isso acontece por que as proteínas presentes contêm os aminoácidos essenciais para o crescimento e reparação da pele.

 

 

5. Caranguejo

caranguejo
O caranguejo ajuda a manter seu rosto livre de espinhas. Quando a oleosidade excessiva e bactérias entopem os seus poros, isso leva à inflamação e acne. O zinco presente no caranguejo reduz essa inflamação e minimiza a aparência da acne na pele.

 

 

6. Chá Verde

Cha-Verde
Os antioxidantes presentes no chá verde ajudam a restaurar a elasticidade da pele. Em um estudo recente, mulheres idosas que tomavam um extrato de chá verde diariamente, recuperaram rapidamente 4% da elasticidade da pele. O chá verde (assim como o chá branco) também é bastante conhecido por melhorar problemas com acne.

 

 

7. Laranja

laranja
Muita gente já sabe que a vitamina C é excelente para a pele. A laranja oferece a vitamina C, e muito mais, sendo uma poderosa aliada contra olheiras e um agente reforçador do colágeno na pele.

 

 

 

8. Salmão

salmao
O salmão é repleto de ômega 3, uma gordura saudável que hidrata áreas secas da pele. O ômega 3 também ajuda na produção de colágeno e elastina, dois elementos essenciais para uma pele suave e sedosa. O salmão também possui doses pequenas de vitamina D (porém dificilmente consegue-se a quantidade necessária de vitamina D pela alimentação ou pelo sol, sendo necessária a suplementação).

9. Óleo de Girassol

oleo-de-Girassol
O óleo de girassol contém ácido linoléico. Sem ele, mesmo uma pele bem hidratada pode ter uma aparência rachada. O Ele ajuda a criar uma camada suave por fora das células da pele, o que reduz as linhas (outro óleo riquíssimo em ácido linoléico, e também com propriedades de emagrecimento, é o óleo de cártamo).

 

 

10. Pão Integral

pao-integral
A vitamina B3 (Niacina) presente no pão integral (e grão integrais em geral) reduz a vermelhidão causada pela acne, rosácea e outras condições semelhantes. Isso ocorre pois a vitamina B3 promove a inibição de agentes inflamatórios.

 

 

 

 

Fonte: Beleza e Saúde